Um carro de família. Otavio Carmacio tem 25 anos e, desde os 11, namorava o Chevrolet Corsa de sua mãe que hoje está em sua posse e é responsável por toda sua diversão nos track days.
Originalmente,
o Corsa Wind monoponto tinha 50 cv e levava a eternidade de 19 segundos
para atingir 100 km/h, velocidade próxima – inclusive – a velocidade
final de 145 km/h.Em 2007, finalmente conseguiu adquirir o corsinha de sua mãe e as maldades estavam por vir... O pai de Camarcio era preparador da antiga categoria N, hoje conhecida como Marcas e Pilotos e foi dessa boa criação que se apaixonou pela arte na pista.De cara, foi instalada a suspensão baixa fixa da Drift e adereços estéticos, aerofólio e rodas do Corsa GLS.
Para dar um jeito no tedioso desempenho do veículo, a primeira opção pensada pelo "Oto" foi um swap de motor, passando o Corsa a utilizar um motor GM 1.6 família 1, mas pela facilidade do fornecimento de peças, graças ao emprego em uma concessionária da marca, o corsinha recebeu um motor 1.8 flexpower com balancins roletados e coletor de admissão em plástico, um belo avanço sobre a ideia original e sobre o motor de fábrica que saltou de 50 cv para 114 cv com 17,7kgfm de torque e 10.5 de taxa de compressão.
Para uma grande diversão sem dores de cabeça com quebras, Otavio preferiu deixar o motor original, apenas alterando o escape que agora utiliza coletor 4x1 do GIBA com dois abafadores e acerto e um módulo HiS. O carro ainda não foi medido no dinamômetro, mas o proprietário espera cerca de 130 cv.
O câmbio, inicialmente era 1.0 e foi substituído pelo versão do Corsa GSi. A suspensão foi trocada por uma Fenix e possui, desde então, regulagem de altura e cambagem. Os freios dianteiros foram substituídos pelo conjunto do corsa 1.6 com discos de 236 mm ventilados e pastilhas originais, os traseiros continuaram com o sistema a tambor e fluído DOT 5.1.
Visualmente, o carro recebeu faróis do Corsa Classic e, devido a um acidente na hora da limpeza, os refletores acabaram recebendo a pintura amarela com tinta vitral.
Para andar na rua, o Corsa 1.8 usa rodas aro 14 com pneus 185/55. Recentemente o Corsa ganhou dois presentes de seu irmão esportivo GSI: teto-solar e pára-choque dianteiro.
Para a pista
Otávio adotou rodas de 13 polegadas com tala 8 e pneus slick 225. Para melhorar a transferência de peso, os amortecedores traseiros foram travados para conter o curso e foi adaptado um batente maior para não raspar nos pneus. A cambagem dianteira ficou em -1,5º.
Infelizmente, no último track day, em Capuava, no qual o carro andou, o cubo de roda espanou e Otávio acabou na caixa de brita. Já em Interlagos, sem más surpresas fora a chuva, o corsinha se saiu muito bem.
O interior do carro foi semi-depenado para aliviar o peso, sem os forros de porta dianteiros, banco traseiro e estepe. O banco é um modelo concha Lico Hurricane com cinto de quatro pontos.
A primeira vez de Otavio e o Corsa na pista foi no evento de regularidade em Interlagos, em novembro de 2010. Na ocasião, a bateria de 45 minutos serviu para conhecer o carro que havia recebido seu coração 1.8 novo. Sem muita frescura, o carro rodou de pneus radiais 195/50 com rodas de 15 polegadas mesmo.
Em 2011, foi a vez da participação no Speed Weekend organizado Pelo NDA Racing em Piracicaba. Na oportunidade, o carro foi calçado com pneus slick 225 aro 13 e ainda foi instalada uma barra estabilizadora dianteira de 33 mm do Chevrolet Agile, mas a suspensão não estava do jeito que o dono queria, principalmente com os novos pneus que exigiam uma suspensão mais rígida. Mesmo assim, o tempo foi muito bom com 1:18.21. "Me ralei inteiro no carro, pois ainda não possuia um banco concha", conta Oto. Já em outubro de 2011, no track day de Indaiatuba, no Autódromo da Fazenda Capuava, o carro foi equipado com suspensão regulável da Fenix mais rígida e com uma barra estabilizadora mais parruda ainda, com 38 mm da nova Chevrolet Montana. Além disso, a suspensão traseira recebeeu o reforço com correntes para auxiliar na diminuição da transferência de peso do carro. Além da suspensão, o carro recebeu o banco concha e o cinto de 4 pontos nessa oportunidade "...aí já deu pra curtir muito e ter a sensação de um carro de corrida" relata Otavio.
Ainda precisando de ajustes na equalização dos freios traseiros, durante as freadas, o carro tendia a sair de traseira. Com esse problema resolvido, surgiu outro: as escapadas da dianteira.
Para a segunda oportunidade do corsinha em Capuava, o alinhamento traseiro foi mudado para apontar o carro melhor em curvas. Após o belo acerto, ocorreu um pequeno acidente com uma das rodas "como mexi tanto e estava muito confiante, tive um descuido de não conferir o aperto das rodas de uma bateria a outra", que acabou soltando e o carro foi parar na área de escape da curva, antes da reta de chegada do autódromo. Para o Track Night da Driver em Interlagos, foram trocados os tambores traseiros. Na primeira bateria, de radiais 185/55 com rodas aro 14, usando o setup de suspensão pensado para os pneus slick, o tempo foi de 2:23.7, com pista úmida. Já com os pneus slick, a marca foi de 2:13.2. Muito bom para "apenas" um corsa com motor 1.8 stock.
Para o evento dia 5 de maio em Capuava, os ajustes de Interlagos serão mantidos "vou com o mesmo setup para me divertir, estou bastante satisfeito com ele".
Na segunda feira após o track day, o carro volta para as molas Red Coil e amortecedores originais com silenciador no escapamento. Quem olha de fora o Corsa durante a semana, pensa que é só mais um carro no meio do trânsito de São Paulo.
Corsinha do Satanás esse aí... Boa receita pra uma diversao garantida na pista, com direito a comportamento nervoso como um verdadeiro carro de pista! Top o carrinho!!!
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3 comentários:
Corsinha do Satanás esse aí... Boa receita pra uma diversao garantida na pista, com direito a comportamento nervoso como um verdadeiro carro de pista! Top o carrinho!!!
Ai simmmmmmmmmmmmm
Gostei dessas rodas taludas
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