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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Slicks novos ou usados para track day?

Foto: reprodução: wikipedia
Com o fim das competições que utilizavam rodas e pneus de medidas comuns aos de rua, conseguir um jogo de slicks usados ou novos virou tarefa para poucos afortunados, porém existe luz no fim do túnel.
Foto: divulgação © BMW GROUP
Foto: divulgação Fiat
 
O mercado nacional de pneus de competição, tanto slick como semi-slick esteve nos últimos anos limitado basicamente às marcas: Yokohama, Dunlop e Pirelli. Os pneus slick chegavam a ganhar 3 segundos ou mais dependendo do traçado, sendo utilizados nos carros de turismo nacionais mas foram aos poucos sendo suprimidos ao uso de pneus radiais. Após a aposentadoria de categorias como Copa Clio que utilizava pneus Pirelli PZero Slick aro 15, Mini Challenge que fez uso dos pneus Dunlop aro 17 e a Copa Linea que usou pneus Slick Pirelli aro 16 e depois aro 18, os fornecedores aos poucos deixaram de adquirir esses pneus por falta de demanda.
 
Desde os primórdios dos track days, os pilotos usam pneus slick de segunda mão para dar algumas voltas no autódromo. A prática, muitas vezes considerada arriscada devido ao estado de conservação de pneus era comum devido ao tempo ganho nas pistas e também devido ao custo. Um jogo de pneus slick usados da Copa Clio era vendido a R$ 250,00 em 2009 e muitas vezes com apenas uma corrida de uso. Considerando que um único pneu radial 195/50 R15 tinha seu preço inicial em R$ 280,00 novo e que ele simplesmente "esfarelava" com o uso no autódromo devido à cambagem de rua aplicada aos carros e o peso dos carros originais, sem alívio de peso, a aquisição dos pneus slick usados era um investimento quase obrigatório.

Slick Pirelli Pzero usado
Slick Pirelli Pzero usado



Com o fim da Copa Clio em 2009 onde os pneus usados eram adquiridos por um valor simbólico, já que esses não poderiam mais ser utilizados pelos carros de corrida, hoje, com 6 anos de uso, são vendidos como raridade a preços que chegam a R$ 800,00 o jogo. O mesmo acontece com os pneus da Mini Challenge e Copa Fiat/Linea que encerraram as atividades em 2012.

Problema
O que antes era considerado comum e tranquilo, hoje se tornou dispendioso e em certos casos perigoso. Um pneu de rua tem sua validade próxima de 5 anos em seu melhor estado de conservação. O mesmo não acontece com os pneus slick que devido ao composto, armazenagem e uso, podem deteriorar em bem menos tempo. Os slicks usados hoje, muitas vezes estão próximos da area limite de uso, com desgaste da banda irregular e borracha ressecada. Não adianta querer riscar pneu slick usado (digdim).

Os relatos de Makoto Tanoue e Luciano Falconi que experimentaram pneus slick com mais de 3 anos de uso são de que mesmo quentes eles não tem aderência suficiente. Falconi faz Track Day's com um Fiesta MK3 com motor Ford Duratec, relata que os pneus mesmo quentes escorregavam na pista o que foi corrigido utilizando pneus novos Toyo R888 e seu melhor tempo no Autódromo de Interlagos foi de 02:04.309. Makoto corre com um Ford Ka e chegou a baixar 2 segundos de seu tempo no último track day com upgrade de suspensão utilizando coilovers porém usando radiais no lugar dos slicks antigos.



Solução
A aquisição de pneus slick novos é dispendiosa mas recompensadora. A Caçula de Pneus tem a venda Pirelli PZero 265/64.5 aro 18 a R$ 1.196.96 (conferido em jan/2015), na Corsa Racing a unidade de pneus slick Pirelli Pzero medida 185/56.5 aro 15, tem o preço de R$ 824,48 (conferido em jan/2015). já a Tireshop vende o Yokohama A005 180/50 aro 13 a R$ 1.022,00 (conferido em jan/2015). Os pneus semi-slick Toyo R888 medida 195/50 R15 são vendidos novos na faixa de R$ 700,00 na Garage Store (conferido em jan/2015) e Yokohama A048 medida 195/50 R15 são vendidos a R$ 791,00 na Tireshop (conferido em jan. 2015). São pneus com composto mole e hoje são amplamente usados em track days devido a falta de pneus 100% slick no mercado.

Focus de João Pensa usando os pneus radiais de alta performance Yokohama Advan Neova


O uso dos pneus radiais de alta performance tem sido também muito aplicada como é o caso do Yokohama Advan Neova que tem preço sugerido de R$ 640,00 na medida 195/50 R15 na Pneu Center (conferido em jan./2015) porém o uso é condicionado ao asfalto abrasivo que exige acerto adequado da suspensão para que a vida útil do pneu não acabe prematuramente. Na falta deles, quem salva são os pneus radiais de rua mas que possuem aderência e resistência baixos em um carro de rua devido ao peso, acerto de suspensão, temperatura e asfalto da pista.

Hermanos
No sul do país os pneus slick argentinos da marca NaCarrera entraram no mercado nacional através de Jhonny Bonilla. Na Argentina, são usados em cerca de 30 tipos de competição sendo o seu principal utilizador as famosas carreteras (TC 4000 e Turismo Carretera).
Foto: divulgação
Pneu NaCarrera (divulgação)

No Brasil alguns testes foram feitos em um protótipo de regularidade e também nos carros do campeonato paranaense de marcas e pilotos
alcançando bons resultados.
 
Pneu NaCarrera após o teste com o protótipo de regularidade em Tarumã/RS (divulgação)

 Na Formula RS, os pneus foram testados em 2014 pelas equipes Novosul Power e MC Tubarão. Os pneus foram reforçados nas laterais para se adequar da melhor forma e adotados pelo regulamento técnico nas medidas 21x8x13 para as rodas traseiras e 19,5x7x13 para as rodas dianteiras . Os tempos em Tarumã nos testes foram na casa de 1:06 e em corrida chegando a 1:08.


Nas 12 horas de Tarumã foram usados em um Chevette da equipe Garavello com os pilotos João Garavello, Maurício Goulart e Henrique Goulart deram 437 voltas e utilizaram 6 pneus (dois pneus do lado direito trocados após 250 voltas) com bom resultado em sua categoria chegando na 3ª posição e em 15º na geral.
Ainda sobre as 12 horas de Tarumã, o piloto Ramon Matias correu com um dos carros que era utilizado na Marerati Trofeo e agora corre no campeonato de endurance gaúcho. Confira o relato dele sobre a experiência com os slicks argentinos a seguir:

Foto: arquivo pessoal
 Sou piloto profissional e tenho uma escola de pilotagem homologada pela CBA. Em 2009 fiz testes de pneu pra Pirelli no Viper Gt3 onde tínhamos grandes problemas com a segurança dos compostos (os pneus explodiam na reta mesmo com poucas voltas de uso). Sendo assim Posso dar meu depoimento sobre os pneus NA com propriedade.

Corri com uma Maserati nas 12 horas de Tarumã utilizando os pneus NA. Anteriormente utilizávamos os Pirelli Nacionais, porém não estava atendendo aos nossos requisitos para disputar a corrida de forma competitiva e segura, então decidimos testar o NA. Com o NA percebemos uma melhora na performance, porém o ponto mais significativo (este foi o que fez com que optássemos pelo NA) foi a durabilidade. Utilizamos apenas 3 jogos de pneu para a corrida inteira, isto é, andamos 4 horas com cada jogo! Outro fator que chamou minha atenção foi no rendimento do pneu desgastado, onde o problema era saber qual hora de trocar o set, pois ele não perdia rendimento com o desgaste, consequentemente os tempos de volta permaneciam os mesmos durante todo o stint. Por final, corremos a prova toda, chegando na segunda colocação e sem sequer 1 furo de pneu! Aprovamos o NA num carro de 1400kg com motor V8 de 430cv!

Após isso passei a utilizar os pneus NA na escola de pilotagem por questão de segurança, pois o composto no aro 13 é mais macio e proporciona maior segurança aos alunos. Além do tempo de volta ter baixado (comigo andando e a média das turmas) com o NA não tive acidentes, o que vinha acontecendo. Coincidência? Não sei, mas se for até pra supersticioso o pneu é bom! (Rsrsrs)

Por fim acompanho as corridas dos campeonatos gaúchos e percebo que quem utiliza esse pneu sempre elogia seu custo benefício. Na fórmula RS (corri 2 anos e fui campeão nos dois) os tempos de volta baixaram na média de 2s em cada pista. Sei também que na Classic o pessoal utiliza também e estão gostando bastante.


Em São Paulo quem fez um teste com os pneus argentinos em track day foi Mark Kuhn da Oficina MK com seu Peugeot 106 montado com motor de Hayabusa.






Os slicks argentinos podem ser adquiridos diretamente com o representante através do site www.nacarrera.com.br
8xR13 (190/56mm) R$ 712,50
10xR13 (245/56mm) R$ 712,50
8xR15 (200/59mm) R$ 837,00
8xR17 (225/63mm) R$ 960,00
8xR18 R$ 960,00
10xR18 (245/66.5mm) R$ 1.150,00
(valores conferidos em janeiro de 2015)




Há quem faça milagres com pneus radiais de rua como foi o caso de Fernando Fontes da Racer Preparações que de Uno com preparação para a Classicos de Competição e pneus radiais Ceat Spider 175/70 R13 de R$ 165,70 (Extra.com.br conferido em janeiro de 2015) cravou o melhor tempo com 2:02,592 no Track Day Crazy For Auto no Autódromo de Interlagos. No vídeo a embreagem não aguentou e ele virou na casa de 2:03.9. Confira. 
Publicação by Fernando Kfouri.

Opções no mercado é o que não faltam para um bom desempenho na pista. Sendo com pneus de competição slick, semi-slick, radiais ou mesmo pneus de competição semi-novos. A questão nesse caso vai depender da experiência do piloto com seu carro na pista e de um bom custo/benefício que dificilmente será encontrado em um jogo de pneus slick com 6 anos de uso.

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