Teoricamente, no Brasil, domingo de manhã é dia de futebol com os amigos mas existem algumas excessões. Alguns não são tão bons com uma bola no pé, outros preferem ficar assistindo corrida de F1 ou lavar o carro.
Você tem amigos que gostam de carros... Ok, vamos todos nos juntar e dar uma volta. Alguns grupos marcam viagens com estradas de contornos bonitos como vemos no caminho para Campos do Jordão, no interior paulista. Outros grupos preferem encontros em postos de gasolina de estradas para curtir o asfalto quente e máquinas queimando o asfalto a 120km/h.
O que sobra então para quem não curte tanto futebol, gosta de carros mas preferiria algo mais dinâmico que uma volta na estrada? Track day é uma alternativa, mas um tanto onerosa devido ao rigor que o equipamento é exigido, tudo deve ser muito bem revisado.
No futebol de domingo com os amigos, existe quem prefira o salão em vez do society pois além de mais dinâmico, exige um esforço e condicionamento físico menor devido às proporções reduzidas da quadra e a facilidade de rolar a bola. Essa relação também pode ser aplicar na comparação entre track day e pro solo.

Em uma pista de feita com cones dentro do estacionamento da UNIP em Limeira, carros de 60 a 500 cavalos dividiram suas participações e tempos. O pro solo é uma modalidade praticada com frequência nos Estados Unidos onde mesmo o campeonato amador, já se tornou algo sério e reconhecido como pode ser conferido no vídeo abaixo.
Tudo bem que esse é o nivel master plus advanced do que se conhece como pro solo. Nos Estados Unidos existe como competição e o espaço disponível é muito maior mas tudo tem um início e essa é a idéia de Fábio Machado de Campo que organizou o evento em Limeira.
O evento contabilizou 31 participantes e as voltas foram completadas entre 27 e 35 segundos. A sequência de curvas e o espaço da pista não permitia grande vantagem para os carros musculosos como o Ford Mustang presente no evento frente ao Fiat 500 por exemplo.
Neste formato divertido, todos precisam de muita habilidade, tanto para enfrentar a estreita pista utilizando um Nissan 370z quanto quem andou com um limitado Ford Escort CHT. Nessa comparação, vocês vão poder conferir quem ficou à frente nos tempos, logo abaixo.

Para baixar o tempo, vale-se tanto da habilidade quanto da criatividade. O ganhador na categoria tração dianteira, a mais disputada do evento, Ricardo Gouveia, utilizou um Chevrolet Corsa 1.6 com motor original de 92 cavalos e uma mistura de molas de mais carga e pneus slick apenas na dianteira. A habilidade junto com a criatividade lhe rendeu 700 milésimos frente ao segundo colocado, também com um Chevrolet Corsa mas com motor 1.8 de Vinícius Lira.
O melhor tempo do dia foi de Thiago Vaz com um Subaru WRX que mostrou grande habilidade em contornar os cotovelos criados na pista e cravou 27.7 segundos contra o segundo colocado nos tempos gerais que foi Ricardo Gouveia com 28.3 segundos.
Confira a classificação deste domingo:
FWD
1° Lugar – Ricardo Gouveia - Corsa – 28,362
2° Lugar - Vinicius Lira - Corsa -29,110
3° Lugar - Arthur Petri - Fiat 500 – 29,179
4° Lugar - Fernando Moreno (Babu) – GM Tigra – 29,200
5° Lugar - Daniel Borghi Pita - CIVIC Si – 29,388
6° Lugar – Pablo Foch – Corsa – 29,640
7° Lugar – Leo Ceregatti – Civic – 29,949
8° Lugar -Estevam Cavazin - Escort – 30,140
9° Lugar – Lucas Kira – Courier – 30,146
10° Lugar – Cleber Lusvordes – Ka Sport – 30,247
11° Lugar – Diego RIbeiro Borges – Fiesta sedan – 30,313
12° Lugar – Pedro Henrique de Almeida – corsa sedan – 30,340
13° Lugar – Rafael Micheski – Uno 1.0 – 30,460
14° Lugar - Eduardo Rimoli - Colt GTi – 30,480
15° Lugar – André Atsushi Kusano – Nissan Setra SR – 30,839
16° Lugar – Artur – Vectra – 30,930
17° Lugar – Fernando de Almeida Martins – Palio 1.0 – 30,931
18° Lugar – Renato Ghetti Tanan- Honda Civic – 31,000
20° Lugar – Rafael Sakai Gomes Pires – GM Prisma – 31,209
21° Lugar – Diogo Amorim – Honda Fit – 31,243
22° Lugar – Vinicius Bachani Tarifa – Fiesta 1.6 – 31,727
23° Lugar – Márcio Murta Silva – Palio Essence – 32,332
24° Lugar – Mario Alberto Tresler – Parati 1.0 16V – 35,239
4° Lugar - Fernando Moreno (Babu) – GM Tigra – 29,200
5° Lugar - Daniel Borghi Pita - CIVIC Si – 29,388
6° Lugar – Pablo Foch – Corsa – 29,640
7° Lugar – Leo Ceregatti – Civic – 29,949
8° Lugar -Estevam Cavazin - Escort – 30,140
9° Lugar – Lucas Kira – Courier – 30,146
10° Lugar – Cleber Lusvordes – Ka Sport – 30,247
11° Lugar – Diego RIbeiro Borges – Fiesta sedan – 30,313
12° Lugar – Pedro Henrique de Almeida – corsa sedan – 30,340
13° Lugar – Rafael Micheski – Uno 1.0 – 30,460
14° Lugar - Eduardo Rimoli - Colt GTi – 30,480
15° Lugar – André Atsushi Kusano – Nissan Setra SR – 30,839
16° Lugar – Artur – Vectra – 30,930
17° Lugar – Fernando de Almeida Martins – Palio 1.0 – 30,931
18° Lugar – Renato Ghetti Tanan- Honda Civic – 31,000
20° Lugar – Rafael Sakai Gomes Pires – GM Prisma – 31,209
21° Lugar – Diogo Amorim – Honda Fit – 31,243
22° Lugar – Vinicius Bachani Tarifa – Fiesta 1.6 – 31,727
23° Lugar – Márcio Murta Silva – Palio Essence – 32,332
24° Lugar – Mario Alberto Tresler – Parati 1.0 16V – 35,239
AWD
1° Lugar – Thiago Vaz – Subaru WRX – 27,780
2° Lugar – Fábio Lucas – Subaru SW – 29,760
3° Lugar – Clerisson – Subaru GL 4×4 – 32,373
2° Lugar – Fábio Lucas – Subaru SW – 29,760
3° Lugar – Clerisson – Subaru GL 4×4 – 32,373
RWD
1° Lugar – Felipe Nasc – Porsche Boxster S- 30,378
2° Lugar – Gabriel Rodrigues – Mustang – 31,589
3° Lugar – Lucas Flex – BMW 325 T. – 33,210
4° Lugar – Neto – 370Z Nismo – 33,526
Confira mais fotos
2° Lugar – Gabriel Rodrigues – Mustang – 31,589
3° Lugar – Lucas Flex – BMW 325 T. – 33,210
4° Lugar – Neto – 370Z Nismo – 33,526
Confira mais fotos
A próxima etapa já está marcada, será dia 18 de novembro no mesmo local. Para mais informações acesse a página oficial no facebook do pro solo de limeira.
Não deixe de curtir nossa página no face Revistatrackday
1 comentários:
Postar um comentário