Agora Trackday é oficial
Novas regras desportivas e determinações técnicas são finalmente acertadas entre organizadores e CBA. Resta saber como serão os próximos passos mas a previsão de calendários oficiais e até novas modalidades animam tanto organizadores como a própria CBA.
A
polêmica intervenção da CBA nos track days surgiu em setembro desse ano, quando sem consultar quem pratica ou organizadores do evento, a CBA
publicou um caderno técnico e de conduta como também é feito em
competições.
Toda a indignação por conta de pilotos e organizadores foi devido às exigências de comissários e
carteirinha de piloto, além dos pneus slick novos.
Com
o barulho feito após o anúncio público da CBA meter a mão nos
trackdays, uma reunião entre organizadores e CBA foi convocada para
o dia 19 de novembro passado, na qual 3 organizações de trackdays
(Cronoesp – RS; Oktaneclub – RJ e Trackdayin – PR) compareceram
para discutir as novas regras. A reunião foi então direcionada
pelos organizadores de forma a minimizar o impacto que traria tanto
financeiro aos organizadores e praticantes de trackday quanto
desportivo.
Como era de se
esperar, a CBA mal sabia o que era um track day e foi elucidada pelos
organizadores com relação ao que já era praticado por eles nos
campos de: segurança, estrutura e regras de contuta na pista.
A
desculpa da CBA foi da homologação do trackday como esporte por motivos juridicos que não ficaram claros. Porém existe uma
vantagem da qual os organizadores vão se aproveitar ano que vem que
é a do calendário dos autódromos. Até o momento, os trackday's
eram organizados em datas que sobravam dos campeonatos ou mesmo
alguns time attack's com as horas que sobravam da pista. Com a
homologação, haverá então um calendário de “provas” de
trackday e os entusiastas não precisarão mais correr atras do cofre
das moedinhas para fazer a inscrição de última hora.
Vamos ao que interessa:
Carteirinha de Piloto
Custo de R$ 50,00
Validade: 1 ano
Quem pode pedir: qualquer um mediante o pagamento da taxa.
Quem já é federado não precisa de uma nova carteirinha.
Radiais – permitido o uso desde que esteja em bom estado.
Slicks – permitido o uso desde que esteja em bom estado.
Remolds – proibidos.
Continua valendo o bom senso sobre porte e estado de conservação. Carros com baixa serão aceitos.
Diretor: indicado pela CBA e federações regionais.
Comissário desportivo: indicados pela CBA e federações regionais.
Comissário técnico: indicado pela organização.
Os
organizadores agora podem locar qualquer autódromo, algo que já
vinha acontecendo devido ao nicho de mercado que se abriu. As
competições regionais aos poucos perderam fôlego e o trackday
começou a ajudar nos custos desses eventos e uma nova forma de renda
para os autódromos.
De
resto, continurá a mesma coisa. Através uma checagem rápida, a
tendência de um trackday cheio com mais de 40 inscritos tende a ser reajustado cerca de R$180,00 de inscrição por carro. Esse
valor pode ser abatido facilmente com novos patrocinadores aos
eventos, afinal agora resta aproveitar a “oficialidade” dos
trackday's para cada vez mais trazer entusiastas do automobilismo e
não apenas encarecer as inscrições e sobrar para poucos abastados
colocarem seus superesportivos na pista para algumas voltas.
As novas regras revisadas ainda não foram publicadas no site da CBA mas entram em vigor a partir de janeiro de 2015.
As novas regras revisadas ainda não foram publicadas no site da CBA mas entram em vigor a partir de janeiro de 2015.
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